modelagem e programação

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Terreno excessivamente estruturado - Resolvendo

"Excesso de terreno", quem nunca recebeu esse aviso do Armazém pedindo para que o modelo seja melhorado? Esse aviso nada mais é que o pedido da equipe para que você, modelador, melhore seu modelo. Alguns até são aceitos na camada por conter esse erro, mas outros precisam de "reformas". No próprio site do Armazém mostra um exemplo de como você pode melhorar seu projeto:


Mas eles não explicam o que fazer quando o modelo necessita de muito terreno, ai você entra em cena tentando ao máximo diminuir esse terreno. Os mais ousados fazem um terreno mais íngreme, mas acho que não é muito "adequado". Se não sabe como fazer um terreno no SketchUp, recomendo esta outra postagem.

Uma solução é trocar aquele comum "terreno quadrado" e fazer um terreno somente para o modelo, em outras palavras, um terreno apenas para o entorno, sendo mais direto e nada mais:
















Assim feito, eliminando o excesso, você já conta com boa chance do seu modelo não ter esse problema. Mas, e quando mesmo assim ele continua recebendo o aviso de "Terreno excessivamente estruturado"? Bem, a resposta pode ser várias, mas você pode diminuir mais ainda a área desse terreno eliminando a parte que não é visível, ou seja, a parte do terreno que fica "afundada" no terreno da camada do Earth:


Veja o quanto do modelo fica dentro do Earth, abaixo do terreno... 
Abaixo, a imagem de como poderia ficar:
























Use a ferramenta "Aresta" para separar o que eliminará. Lembrando que antes disso, o modelo deve estar e continuar tocando o terreno, caso contrário estará flutuando.




















Se quer ver isso em ação, pode ver este vídeo que fiz:


O modelo 3D mostrado no vídeo é o Arena Pernambuco, mostrei nesta outra postagem o modo de como esse estádio foi feito.