modelagem e programação

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Excesso de polígonos, como resolver esse problema

Sempre tem uma hora em que o modelador decide fazer um "super modelo" e sempre este acaba ficando até mais que complexo, acaba sendo rejeitado nos primeiros 15 minutos no Armazém por conter muitos polígonos. Este é o aviso:



Muitos podem já ter visto isso várias vezes, e aqui digo algumas maneiras de resolver o problema, lembrando que não existe fórmula mágica, neste caso, o objetivo é diminuir o tamanho do arquivo .skp, vamos lá? Abaixo mostro algumas imagens do Arena das Dunas, um estádio para a Copa de 2014. O modelo foi rejeitado várias vezes por ser complexo, então fiz o que se pede, reduzi sua complexidade apagando faces desnecessárias, veja os exemplos:



Aqui vejamos, é uma escada, repare que seu "corre-mão" contém duas faces, mas ela não precisa de duas faces, uma já basta!
Então, apagando e ajustando fica assim. Detalhe: é inevitável que ao reduzir um modelo ele perca sua qualidade original, afinal, ele vai "perdendo partes".



Aqui mostro um corte no modelo, repare que atrás da arquibancada é fechada, eu sabendo que não há como ver essa face fechada, logo ela não tem muita utilidade. Então, eu apagando todas as faces de trás das cadeiras, logo eu apago mais de 50 faces!



Apagado fica assim.















Agora segue a próxima imagem mostrando que realmente não há como ver que de trás das cadeiras está faltando face.

Aqui mostro uma captura de tela de qual era o tipo de gol a ser utilizado no estádio. Repare que as traves são circulares, tudo que é circular há uma face para cada lado, ou seja, mais de 12!

Solução: fazer um novo gol (bem simples, afinal, quando o modelo estiver no Google Earth, nenhum usuário irá querer ver o gol, e sim, o estádio em todo.


E assim ficou, o antes e o depois, viu? Bem mais simples, não?!













Resumindo, o objetivo sempre deve ser otimizar o modelo ao máximo desde o início da primeira aresta, ainda mais se ele for para o Google Earth. Exclua faces desnecessárias, simplifique detalhes e use a criatividade, algumas soluções podem ser bem mais simples substituindo coisas por outras até melhores. Nem sempre o modelo deve ficar tão real, no caso de um estádio, o objetivo do usuário do Google Maps é ver o estádio e não o gol, a trave, a parte de trás das arquibancadas ou até a qualidade das texturas, ele só quer ver o estádio no mapa em 3D! Então, boa sorte com seu modelo e que ele seja aceito.

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